segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fotografia VII


Daguerreotipia
Daguerre

Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), durante alguns anos causou sensação em Paris com o seu “diorama”, um espetáculo composto de enormes painéis translúcidos , pintados por intermédio da câmara escura, que produziam efeitos visuais (fusão, tridimensionalidade) através de iluminação controlada no verso destes painéis; através dos irmãos Chevalier, que eram óticos em Paris Daguerre entrou em contato com Niépce, ambos buscavam obter imagens impressas quimicamente. Mantiveram correspondência durante algum tempo e em 1829 firmaram uma sociedade objetivando aperfeiçoar a heliografia, compartilhando seus conhecimentos. Esta sociedade não deu certo; Daguerre constatou que o betume da Judéia tinha grandes limitações, resolveu prosseguir sozinho nas pesquisas com a prata halógena. Na câmara escura, expunha placas recobertas com prata polida e sensibilizadas sobre o vapor de iodo, formando uma capa de iodeto de prata sensível à luz.

A canção da Daguerreotipia 1839

Passara-se dois anos da morte de Niépce, quando Daguerre descobriu que uma imagem quase invisível, latente, podia se revelar com o vapor de mercúrio, desse modo o tempo de exposição era reduzido e horas para minutos. Em todas as partes atingidas pela luz, o mercúrio criara um amálgama de grande brilho, formando as áreas claras da imagem. Após a revelação que era controlada, a placa com a imagem era submetida a um banho fixador, que dissolvia os halogenetos de prata não revelados, formando as áreas escuras da imagem. A princípio o sal de cozinha (cloreto de sódio) foi utilizado como fixador, posteriormente substituído por tiossulfato de sódio (hypo) que garantia maior durabilidade à imagem; a esse processo deu-se o nome de Daguerreotipia.
Daguerre divulgou seu processo em 7 de janeiro de 1839, e no mesmo ano no dia 19 de agosto a Academia de Ciências de Paris, tornou o processo a acessível ao público. Daguerre também foi pintor decorador.
Equipamento completo para a Daguerreotipia
Suporte para fixar a cabeça usado na época de Daguerre
Daguerreotipia


Nenhum comentário:

Postar um comentário