terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FOTOGRAFIA VIII

MEDO : A PINTURA MORREU!

Em troca de uma pensão estatal, através de seu amigo Arago, que era membro da Câmara dos Deputados da França, Daguerre descreve minunciosamente seu processo (daguerreotipia), na Academia de Ciências e Belas Artes. Dias antes, por intermédio de um agente, requer a patente de seu invento na Inglaterra..

Os daguerrótipos se difundem rapidamente pelos grandes centros urbanos, a ponto de vários pintores figurativistas como Dellaroche, exclamarem com desespero: “a pintura morreu”! Foi nesse cenário que surgiu o Impressionismo, e justamente essa revolução na arte, além de outras causas tem a fotografia, alguns jovens artistas se sentiram libertos, pois podiam procurar novos rumos para a pintura, visto que se fosse questão puramente figurativa (neoclássica, romantista ou realista) a fotografia podia suprir, ou viria.

A daguerreotipia se popularizou por mais de 20 anos, apesar deste êxito, devido a fragilidade, a dificuldade de ser vista a cena devido a reflexão do fundo polido do cobre e a impossibilidade de se fazer várias cópias partindo-se do mesmo original. E isto motivou novas tentativas com a utilização da fotografia sobre o papel.

Caricatura de TH Hosemann mostrando o fotógrafo substituindo um pintor retratista

 

Caricatura francesa satirizando a moda da época: a fotografia!



O estúdio de Richard Beard 1842

Caricatura de Daumier 1844

Instalação de um estúdio fotográfico - 1865


Nenhum comentário:

Postar um comentário