terça-feira, 10 de abril de 2012

FOTOGRAFIA XIII


Emulsão de gelatina com brometo de prata

Fotógrafo ciclista itinerante - por volta de 1870
Richard Leach Maddox (médico e microscopista inglês), em setembro de 1871 publicou no British Journal of Photograph, suas experiências com uma emulsão de gelatina e brometo de prata como substituto do colódio, obtendo uma chapa 180 mais lenta. Este processo foi aperfeiçoado por John Burges, Richard Kennett e Charles Bennett; com isto estava estabelecido a era moderna do material fotográfico fabricado comercialmente, o fotógrafo não mais necessitava preparar suas placas, várias empresas passaram a fabricar placas de gelatina seca em quantidades industriais.
Burgess comercializou a emulsão de brometo de prata e gelatina engarrafada, mas devido a presença de de sub-produtos como o nitrato de potássio os resultados não foram satisfatórios. Kennett em 1873 dispunha de emulsões secas e placas preparadas com bastante sensibilidade à luz.
Bennett publicou no ano de 1878, que se conservando a emulsão a 32º centígrados por quatro a sete dias, se produzia uma maturação que aumentava a sensibilidade.

Richard Leach Maddox, 1816 - 1902
Vogel
Hermann Wilhelm Vogel (professor de fotoquímica em Berlim) em 1873, descobriu que podia aumentar a sensibilidade, a uma gama maior de radiações actínicas (Actínio, elemento químico radioativo), quando banhava a emulsão em certos corantes de anilina, chamadas de ortocromáticas (emulsão, chapa ou película fotográfica não sensível à extremidade vermelha do espectro), passaram a ser, além do azul, sensíveis a cor verde. Emulsões pancromáticas sensíveis também a luz laranja e vermelha, já eram comercializadas em 1906.

A Wratten & Wainwright e a The Liverpool Dry Plate Co., fabricantes britânicos em 1880 monopolizavam a fabricação de placas secas, logo outras fabricas passaram a produzir o material e em 1883 nenhum fotógrafo usava mais o colódio. Na Alemanha, Otto Perutz, de Munich em 1882, e a Agfa AG, de Berlim, em 1883 fabricavam chapas secas de qualidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário